Dicas para organizar uma SIPAT

Browse By

Gostou ? Compartilhe com amigos
Facebook
Google+
http://segurancadotrabalhobr.com.br/dicas-para-organizar-uma-sipat/
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, é um evento que deve ser realizado pelo menos uma vez por ano de acordo com a Lei Trabalhista, mas, com tantas obrigações a realizar numa empresa, muitas vezes, esta obrigação é aquela que acaba ficando para a última hora.

O problema de organizar um evento como a SIPAT em poucos dias, é a falta de tempo para estudar os desafios que os trabalhadores e a empresa enfrentam de fato, planejar as palestras que condizem com os seus dilemas, criar atividades interativas para promover a integração da equipe, e maneiras de entreter as pessoas com dinâmicas e práticas que divertem, conscientizam e educam, não é uma tarefa fácil.

Mas se a SIPAT é o evento que disponibiliza informações através de dinâmicas interativas, a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é a organização que deverá observar e apontar os riscos com a saúde e segurança no ambiente de trabalho. A CIPA é formada por trabalhadores escolhidos por eles mesmos e pelo empregador. Segundo a nova NR-05, o empregador deverá disponibilizar o tempo necessário para que estes funcionários realizem a função determinada.

Separamos algumas dicas para lhe ajudar a organizar uma SIPAT de sucesso. Confira!

Dicas para organizar uma SIPAT

Para organizar uma SIPAT que corresponda às verdadeiras necessidades da empresa e cumpra o dever de informar e motivar satisfatoriamente o trabalhador é necessário tomar algumas medidas antecipadas.

 Reúna a equipe da CIPA para iniciar os preparativos da SIPAT.

 Defina para cada membro participante suas funções específicas.

 Defina as datas para as reuniões, que deverão ocorrer durante o mandato da CIPA, a fim de ficar por dentro das necessidades da empresa e poder criar as dinâmicas de forma coerente.

 Escolha um tema específico que será o carro chefe do evento.

 Escolhas as empresas que farão as palestras do evento.

Uma dica muito importante e que muitos não realizam é pedir ajuda para as empresas que realizam palestras com frequência. Como elas tem grande expertise neste tipo de evento, este conhecimento pode ajudar muito a CIPA a ter ideias novas e que farão a diferença no evento.

Conheça a Conceito Zen, referências em SIPAT

Atividades importantes na SIPAT

Procure promover um evento com dinâmicas de grupo, palestras e atividades que associem as necessidades da empresa de forma divertida e engraçada. Esta é uma das maneiras de se criar consciência nas pessoas, a imposição gera repulsa e inevitavelmente nos coloca na defensiva.

Segundo Rafael Lobo, sócio da empresa Conceito Zen que é especializada em atividades para SIPAT, é importante que os membros da CIPA se reúnam com antecedência para poderem justamente verificar quais são as necessidades atuais da empresa e como eles podem ressaltar estes pontos durante este evento tão importante para a segurança.

Apresente uma SIPAT criativa

Evite palestras longas e cansativas que fazem com que se perca o foco logo nos primeiros minutos. Para não correr este risco, analise muito bem antes quem serão os palestrantes responsáveis por cada tema, ou até mesmo, ao invés de palestra, realize peças teatrais. Mas os cuidados antecipados com a equipe que prestarão esta atividade também vale.

Distribua panfletos, e brindes relacionados ao tema. Se tiver a oportunidade, conte com um telão ou slide para elucidar o pensamento, isto contribui para a memorização do tema. Algumas pessoas memorizam através do som, outras através de imagens, enquanto há aquelas que necessitam da dinâmica de grupo para compreender e reter a informação na memória.

Porém, uma dica importante é, não permitir, por exemplo, que se perca o foco sobre o que de fato se pretende tratar durante as apresentações ou atividades da semana do evento. Ser criativo é necessário, mas é preciso certa cautela na implementação das atividades para não ultrapassar alguns limites.

A SIPAT é um evento importante para conscientizar os trabalhadores sobre os riscos à sua própria segurança e saúde, e que merece tal dedicação.

O que achou?

Gostou ? Compartilhe com amigos
Facebook
Google+
http://segurancadotrabalhobr.com.br/dicas-para-organizar-uma-sipat/
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram