Browse By

Importância da Auditoria Interna em Gestão de Qualidade

Gostou ? Compartilhe com amigos
Facebook
Google+
http://segurancadotrabalhobr.com.br/importancia-da-auditoria-interna-em-gestao-de-qualidade/
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram

Sistema de gestão de qualidade, significa mudanças nos hábitos e cultura da empresa com que geram impacto nos processos e resultados.

Não tenha dúvidas que a decisão de implantar um sistema de gestão é desafiador, mas o que mais afronta as organizações é a pós implantação, como manter os sistemas de gestão e continuar se beneficiando dos seus resultados.

O que é uma Auditoria Interna?

As auditorias internas não deixam de ser uma preparação para as auditorias externas, que tendem a ser mais onerosas para organização e caso não há uma aprovação acaba saindo mais caro ainda. Mas é importante saber que o principal benefício das auditorias internas é a melhoria contínua.

O que é a Auditoria de Qualidade

A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num sistema de qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. As origens do conceito remontam às normas técnicas do Departamento de Defesa estadunidense, que por meio de seus diferentes órgãos subordinados exigiam de seus fornecedores o cumprimento de várias exigências contratuais técnicas pelos respectivos supervisores e engenheiros.

Padronizações via ISO

Em 1986 a International Organization for Standardization – ISO publicou a ISO-8402-1986 (Quality Vocabulary), que definiu a auditoria da qualidade da seguinte forma:[1]

«Auditoria de qualidade: um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providências planejadas e se essas providências são implementadas de maneira eficaz, e se são adequadas para atingir os objetivos.

Como atuam os auditores?

Uma auditoria interna pode atuar nas diversas áreas de uma empresa, como a gestão de riscos, controle e governança. Para isso, os auditores elaboram um plano de auditoria, pontuando as áreas de atuação e as maneiras como o trabalho será conduzido.

Técnicas como entrevistas com colaboradores, checagem de práticas laborais, acompanhamento de planilhas e relatórios são algumas das maneiras de garantir que os processos estejam funcionando perfeitamente.

As padronizações dos sistemas de qualidade internacionais gerariam ainda as normas ISO:9001, em 1987, desdobradas em três normas em 1987, consolidadas em 1996 (ISO 14001:1996). Em 2007 foi publicada a revisão da ISO 19011:2002, e em 2011 houve nova elaboração da ISO 19011, que não se restringiu apenas às auditoria de qualidade e ambiental. No Brasil a ABNT elaborou a ABNT NBR ISO 19011:2012 com base na norma internacional [2]. Fonte wikipédia

Porque a Auditoria Interna é tão temida?

Muitas pessoas tremem simplesmente ao ouvir o termo Auditoria Interna. Isso se deve principalmente à condução de maneira equivocada dos processos. Auditores que buscam apenas erros e culpados, entrevistando os colaboradores de maneira ríspida e incentivando um ambiente negativo na corporação.

Antes de tudo, é importante ressaltar que a auditoria interna é um mecanismo que beneficia toda a empresa, inclusive os colaboradores. Isso porque os sistemas de gestão e selos de qualidade também prezam pela segurança e qualidade do ambiente de trabalho.

Por isso, sempre que realizar uma auditoria interna explique para os seus colaboradores que essa é uma busca por melhorias, como citamos acima. Ao entender os motivos eles certamente colaborarão de maneira mais assertiva e deixarão de temer a técnica.

Outro ponto importante é selecionar bem a equipe de auditores, levando também em consideração a capacidade de empatia dos responsáveis por conduzir entrevistas e comunicar-se com os colaboradores.

Formação Complementar para o Técnico em Segurança do Trabalho.

A Formação de Auditor Interno ISO 9001:2015 é um diferencial para os Técnicos em Segurança do Trabalho, portando de você está procurando cursos complementares para aumentar ainda mais sua capacitação este é sem dúvidas uma excelente opção.

Há cursos inclusive no formato EAD que chegam à custar por volta de 700 reais. Mas encontramos um curso em formato EAD muito bom e com o valor bem mais acessível.

Caso você tenha interesse poderá adquirir o curso completo através do site: Formação de Auditor Interno ISO 9001:2015

O que achou?

Gostou ? Compartilhe com amigos
Facebook
Google+
http://segurancadotrabalhobr.com.br/importancia-da-auditoria-interna-em-gestao-de-qualidade/
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram