Browse By

Será que voce sabe reduzir os gastos em casa

Gostou ? Compartilhe com amigos
Facebook
Google+
http://segurancadotrabalhobr.com.br/sera-que-voce-sabe-reduzir-os-gastos-em-casa/
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram

Você que acha que sabe economizar em casa pode estar a fazer coisas que em vez de melhorar, pioram os seus gastos no fim do mês.

Ter sua própria casa, do jeito que você sempre quis, te dá a possibilidade de deixá-la com a sua cara e uma liberdade que não se tem morando com os pais. Isso parece ser muito bom, mas é preciso lembrar que nem tudo é um mar de rosas.

Administrar uma residência demanda um bom planejamento, tempo e principalmente dinheiro — afinal, não são poucos os gastos de casa com os quais você terá que arcar.

Entendendo melhor os gastos:

GASTOS FIXOS

Gastos Fixos: são aqueles como o aluguel, as prestações da casa e do carro, a escola dos filhos. Eles “engolem” o seu salário, ou seja, é aquela velha história de que no final do mês o seu dinheiro acabou e você nem viu para onde foi!

Esses tipos de gastos são muito perigosos quando há uma redução das receitas, ocasionada, por exemplo, pelo desemprego. As despesas vão continuar existindo, mas não haverá “caixa” para supri-las.

GASTOS VARIÁVEIS

Gastos Variáveis: são os gastos mensais passíveis de redução, como, por exemplo, a água, o gás, a luz e o telefone. Muita gente pensa que o esforço em economizar com estes gastos não compensa, mas com um pouco de dedicação você pode salvar o seu suado dinheiro de “ir pelo ralo”, e fazê-lo render em aplicações financeiras.

GASTOS SUPÉRFLUOS

Gastos Supérfluos: essas são as primeiras despesas a serem cortadas em caso de dificuldade financeira porque são mais fáceis – ou menos difíceis – de se evitar. São as compras por impulso, aqueles passeios no final de semana ou a assinatura de TV a cabo, por exemplo. São as despesas que, se reduzidas, podem ser revertidas a seu favor em forma de investimento! Para evitá-los, o conselho é: reflita se você QUER ou se você PRECISA gastar!

Como descobrir quais serão os gastos de casa?

Suas despesas mensais vão variar de acordo com o padrão de vida que você levar, mas é possível fazer uma estimativa. Alguns gastos básicos são levados em conta, como aluguel, supermercado, internet, TV por assinatura, entre outros.

Uma dica para ter um bom controle sobre isso é fazer uma planilha de gastos com todas essas despesas. Com isso, você consegue saber qual é o mínimo necessário para conseguir bancar essa nova fase de vida. Se você não se dá bem com planilhas, saiba que existem também vários aplicativos para ter um bom controle financeiro.

Conheça o Livro: 118 Maneiras de economizar no dia a dia

Aluguel ou prestações

O aluguel ou a prestação do financiamento do imóvel é sempre o primeiro item da lista de quem está pensando em morar em uma casa. Afinal, essas são contas fixas que consomem uma grande parte da renda.

Sempre pague o aluguel ou a prestação do financiamento assim que receber seu salário. Assim, você não corre o risco de gastar esse dinheiro com outras coisas e terá um controle maior sobre o que sobrou. Outra dica importante é manter uma reserva financeira dedicada a cobrir esses valores em casos de imprevistos.

Manutenção

Outro aspecto que pega muitas pessoas de surpresa são as despesas com a manutenção que o imóvel pode ter. Danos ou defeitos de edificação, na parte elétrica e hidráulica são problemas não tão raros assim que podem ser um peso e tanto para as contas.

Além disso, a parte estética também é levada em conta na manutenção. Reformas em geral, pintura de paredes, manutenção de piscina, jardim e caixa d’água devem ser feitas para não perder o conforto que a sua residência fornece.

Por isso, é preciso ter um dinheiro reservado para conseguir contornar esses imprevistos sem ficar apertado. Além disso, sempre tenha em casa as ferramentas básicas para a manutenção da casa, para lidar com as emergências.

118 MANEIRAS DE ECONOMIZAR COM GASTOS DO DIA A DIA

Para você quem deseja reduzir de forma eficaz os gastos diários recomendamos para você o livro: 118 maneiras de economizar nos gastos diários. Nele você irá aprender desde como fazer mudanças de hábitos até técnicas para economizar na luz, água, mercado e compras do dia a dia.  Para acessar o livro, acesse: ECONOMIA DOMÉSTICA

O que achou?

Gostou ? Compartilhe com amigos
Facebook
Google+
http://segurancadotrabalhobr.com.br/sera-que-voce-sabe-reduzir-os-gastos-em-casa/
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram